Canil em obras
Acolhimento de cães só estará normalizado em julho em Pelotas
Cachorro foi encontrado com grave ferimento no pescoço e moradores do Simões Lopes não puderam contar com atendimento do Canil Municipal
Leandro Lopes -
Em obras de requalificação desde fevereiro, o Canil Municipal está temporariamente de portas fechadas. Com isso, a população pelotense enfrenta dificuldades na hora de encontrar um serviço de recolhimento para os animais. Esse foi o caso do Campeão, um cachorro - agora devidamente batizado - que vive na rua e é carinhosamente cuidado por uma série de vizinhos no Simões Lopes, no bairro Fragata.
Na última semana, Enilda Soares, 84, e Sirlei Viana, 69, encontraram o animal, que já era conhecido e cuidado pela dupla, com um grave ferimento no pescoço. Na tentativa de procurar atendimento para o cão, elas entraram em contato com alguns parlamentares e ligaram para o Canil, pedindo o recolhimento e o tratamento. Mas, para surpresa de ambas, a resposta foi que o local estaria com os serviços suspensos e não teria outra alternativa. “O que eu queria era que recolhessem e cuidassem dele. Tem canil para quê?”, questiona Sirlei.
Depois de inúmeras tentativas frustradas de recolhimento, as idosas entraram em contato com uma veterinária, que receitou medicações. Desembolsaram a quantia do próprio bolso, mas Campeão acabou fugindo do pátio de Sirlei. A história, no entanto, está próxima de um final feliz. No início da semana, outro vizinho encontrou o cão, o levou no veterinário, comprou os remédios e o colocou dentro de um espaço seguro. Agora, já conhecido em toda vizinhança, o amigo de quatro patas está se recuperando.
A equipe do Diário Popular esteve no local, encontrou Enilda e Sirlei e pôde visitar o Campeão, que, já num bom estado de saúde, ficou feliz em ver quem tanto lhe ajudou. Depois da rede de apoio que se formou e da força do cão em se manter firme e amigo da vizinhança, Sirlei não teve dúvidas que ele precisava de um nome: “Por tudo que ele passou vai se chamar Campeão”, conta ela, no momento de reencontro e carinho com o amigo.
E quando o Canil volta a funcionar?
A obra do local, com previsão de execução de cinco meses, está prestes a completar três. De acordo com a Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Pelotas (SMS), está tudo dentro do cronograma, totalizando 33,61% das requalificações prontas. Os recursos para as melhorias, no valor de R$ 540.692,60, são oriundos do município, de emenda parlamentar do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) e de multas ambientais. A fiscalização é da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA).
Segundo a diretora da Vigilância em Saúde da SMS, Aline Machado da Silva, o recolhimento de cães foi temporariamente suspenso, enquanto ocorrem as obras de requalificação do Canil Municipal. “À medida em que as melhorias nos espaços forem sendo concluídas, o serviço será retomado aos poucos”, destaca
O projeto prevê a reforma das instalações elétricas, das baias internas e externas que recebem os cães, melhorias em banheiros e vestiários, criação de novos depósitos, refeitório e estrutura para a parte administrativa. Além disso, também serão construídos canis externos, ampliando a capacidade, e serão realizadas a troca do telhado e a pintura completa do prédio. O acolhimento público dos animais, entretanto, ainda não possui data certa para ser retomado.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário